terça-feira, 20 de outubro de 2015

Volta da Posta 2015 (2.ª Edição)

Organizada no seio da PORTO Cycling Team o evento cumpria aqui a sua segunda edição tentando manter-se fiel à ideia original que foi sempre de fomentar o convívio entre ciclistas e acalmar os ritmos mais elevados de outros eventos já ultrapassados durante o ano.

À semelhança do ano anterior a volta saiu do Porto em direcção a Alvarenga cumprindo no entanto um percurso renovado por estrada arborizadas e novas paisagens em direcção ao Geopaque de Arouca. O plano previa ao almoço a posta arouquesa e o regresso ao Porto pela N108 (Entre-os-Rios...Porto)
O percurso até ao almoço era bastante mais exigente do que percurso de regresso dado que pedalar de barriga cheia não é tão fácil.

A distancia total prevista atingia os 160km e um desnível acumulado de D+2300m.

Um evento destes exige alguns cuidados e alguma preparação e assim se fez um dossier detalhado do percurso onde se assinalaram os principais aspectos a ter em conta, os locais de maior perigo e as subidas mais exigentes. A antecedência necessária para a preparação de uma coisa destas tem sempre o inconveniente de a meteorologia ser uma verdadeira incógnita e poder não colaborar. E assim foi...apesar de ter estado uma semana bem agradável, chegados ao fim de semana, eis que somos brindados com o anuncio da chegada prevista para o dia da volta dos resquícios de um furacão (Joaquim) vindo do outro lado do atlântico. Ventos fortes e chuva com fartura era o que nos esperava como ementa.

Temi eu e a equipa que o nosso evento, tão dedicadamente preparado, fosse literalmente por água abaixo.

O dia da Volta da Posta 2015!

Ignorando os piores cenários meteorológicos, os avisos laranja avermelhados e os furacões previstos para o dia, às 8h00 em ponto um pelotão de cerca de vinte bravos não se deixaram intimidar  e decididos em passar o Sábado com a sua bicicleta e em boa companhia, iniciaram o percurso previsto.

O ritmo inicial foi, como se previa, um ameno passeio e uma serena cavaqueira entre todos.

Após a passagem da barragem de Crestuma começou finalmente o acumulado que se iria prolongar quase até ao almoço em constante sobe e desce e com algumas rampas bem complicadas. O pelotão rapidamente se fragmentava e no topo a malta reagrupava. A chuva deu-nos descanso quase durante 3h e só começou a cair perto do Pejão onde tivemos tempo para nos abrigar e novamente reagrupar.

Não ouve qualquer percalço nesta fase do percurso que estava sinalizada como a mais perigosa e com zonas de pior piso.

Já na estrada N224 que liga Castelo de Paiva a Arouca a chuva começou finalmente a cair forte e as pernas a pesar.... olhos na estrada e não há quem desista.

Tal como estava previsto, a passagem por Arouca permitia entrar em modo "roda livre" para quem quisesse esticar as pernas até ao restaurante... e assim foi...
....na saída de Arouca começaram os ritmos mais fortes e os cortes  no nosso pelotão.
Numa das rotundas outro grupo de ciclistas cruzou-se com a nossa volta o que levou alguns dos que vinham mais atras a serem induzidos em erro e fazer uns km´s a mais. Aparentemente todos confiaram que o parceiro do lado levava o track no gps. O carro de apoio do Paulo Lobo entrou em acção e la tratou de recuperar o "track" certo a todos os ciclistas.

Com cerca de 85km feitos e cerca de 1700m de acumulado o pelotão chega molhado e com frio para se sentar à mesa e comer finalmente a famosa posta arouquesa.
As mochilas com mudas de roupa seca estavam no carro de apoio e portanto após uma troca de roupa estava tudo pronto para uma grande e bem disposta almoçarada.

Durante o almoço tivemos todos  a sensação que ficávamos muito bem ali à mesa até à noite mas eram 15h00 e ainda havia outro tanto para andar. Lá nos obrigamos a sair da mesa e voltar às bikes com receio das pernas não responderem, de não chegar ao Porto de dia e principalmente da chuva.

O regresso!

Não chove e a temperatura aumentou consideravelmente e o sol sim o sol também veio à volta da posta.

O percurso estava desenhado para o regresso ser bem mais fácil para ajudar a digestão e portanto, ao contrário de todos os receios, fez-se muito bem, com um ambiente muito divertido entre todos e um carro de apoio a entrar na festa, com fotos, bocas e filmagens para mais tarde recordar o quanto nos divertimos e que paisagens desfrutamos juntos.

Após Entre-os-Rios e até ao Porto houve um pouco de tudo, quem viesse "prego a fundo" e quem viesse tranquilamente. Certo é que todos chegaram bem e satisfeitos com um grande dia de amizade e ciclismo.

O nosso evento anual foi uma vez mais um sucesso.  Todos se divertiram e encaixaram perfeitamente no espírito que esteve na génese desta organização. Certamente todos têm a sua própria história para contar, conhecemos novos amigos que agora partilham treinos e voltas de fim de semana com a Porto Cycling Team.

Os agradecimentos!

Na pele de organizadores só podemos agradecer a todos sem excepção pela enorme dinâmica e alegria que rodeou todo o evento e pela presença de tantos que se esforçaram por participar, ultrapassaram as dores, as lesões e os medos de furacões e deixaram o querer e a sua alma de ciclista prevalecer sobre todas as dificuldades e contratempos.
Uma palavra ainda a todos os nossos amigos que não se puderam juntar a nós por lesão, questões familiares e outras responsabilidades que desta vez foram mais fortes do que a vontade que sempre manifestaram em estar presentes...

Um agradecimento ainda a toda a equipa da Porto Cycling Team cujo entusiasmo  e dedicação permitiu o sucesso deste dia...justo ainda particularizar o Paulo Lobo que tudo fez para que todos tivessem todo o apoio possível antes e durante a Volta privando-se ele próprio de pedalar para que a pedalada de todos nós fosse mais agradável. Ao Tiago Cardoso por todo o trabalho de promoção e pos-evento com fotos e vídeos garantindo que cada um que esteve presente tenha a sua marca e recordação.

Para que todos tenham uma noção mais real do que foi todo o evento e da justeza destes agradecimentos disponibilizamos no link abaixo não apenas o "track gps" do percurso desta edição mas também o dossier entregue a cada um dos participantes na prova. Desfrutem e digam-nos o que acharam.

https://drive.google.com/open?id=0B_wTYBqYGYNRfmxYU2pIWGR1M0lDWjlNejBMdHI4eHV3VjdNbnFTcXdzQVpqTWotVHBRUDA

Até à Volta da Posta 2016!

Rui Miguel Abrantes
PORTO Cycling Team



















Sem comentários:

Enviar um comentário