quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

O meu comando!

No dia-a-dia lidamos com inúmeras situações que gostaríamos de evitar ou que era melhor simplesmente não terem existido, situações em que temos a sensação que podíamos ter reagido de outra forma ou devíamos ter dito aquilo e não aqueloutro. Basicamente situações em que gostávamos por exemplo de ter uma das funcionalidades que hoje existe em todos os computadores e que dá, de facto, imenso jeito. O nome disso?

Em português...Anular introdução. Em estrangeiro…Undo!

A alma que se lembrou de desenvolver uma funcionalidade destas, que nos permite reverter para a acção anterior, merecia uma estátua numa praça central mas com acesso vedado aos pombos.
A ideia é brilhante e não sei mesmo como ainda nenhum argumentista se lembrou de criar um super-herói dos tempos modernos munido simplesmente de um comando com a função “undo” para impedir que o mal tome o mundo.

Esse poder está hoje em inúmeros programas e, para a grande maioria de nós, é um dado adquirido cujo valor tendemos a menosprezar. Mas eu nem quero imaginar se, subitamente, deixasse de ser possível fazer “undo” e de poder reverter aquela asneirada. Que pesadelo!

Ver alguém a descobrir que existe essa função num qualquer processador de texto é testemunhar a felicidade estampada na cara de quem acaba de concluir que pode não fazer bem “à primeira”… e que bem sabe ter essa possibilidade.

Este particular poder sabe tão bem que é difícil de aceitar que alguém nos tenha imposto um limite e portanto que só seja possível reverter até x acções anteriores. Difícil de compreender… porque raio alguém é tão sádico ao ponto de dar esse poder e depois estabelecer um limite ao nosso pequeno prazer de anular, refazer, reconstruir, alterar, inovar?

Imagino o que seria ter a função disponível num comando para andar por aí a fazer e desfazer numa de justiceiro implacável…

Imaginem as eleições, o resultado do jogo, o dia de sol, a batidela no carro, o refugado mal conseguido e a discussão de ontem à noite. Haaa como era bom!!!

Mas o “undo” é apenas um bom exemplo de uma funcionalidade para o meu comando…. e um Delete? Um Shutdown? Terminar sessão? e a cerejinha…o Reset! Tudo coisinhas singelas e uteis que o meu computador tem e que o meu comando teria…

O que eu me divertia com um “comandinho” desses…

Até à próxima…

coisa!
RMA


Sem comentários:

Enviar um comentário